quarta-feira, 10 de março de 2010

Creme de Tapioca no copinho



 
A pedido da minha amiga Claudinha, do Feito a mão, nesse post deixo a receita gostosíssima que eu aprendi lendo o blog "Banquetes e Lanchinhos", que tem sempre ótimas receitas.

Ingredientes do creme:


1/2 xíc. de tapioca do tipo granulada


4 xíc. de leite

200 ml de leite de coco


3/4 da lata de leite condensado(ou a gosto, não pode ser muito doce!)


3 colheres (sopa) de açúcar


100 g de coco ralado em flocos



Modo de Fazer:


Deixe a tapioca de molho em 2 xíc. de leite por cerca de 30 minutos. Em uma panela, junte o leite restante, leite de coco, leite condensado, açúcar e coco ralado com a tapioca previamente descansada. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Abaixe o fogo e mexa até ficar levemente engrossado. Atenção! Não pode engrossar muito, senão o creminho vira um pudim! Deixe esfriar, despeje nos copinhos. Acrescente a cobertura que mais lhe agradar!


Sugestões de coberturas:



Coulies de frutas: geralmente não são levados ao fogo, as frutas são amassadas e adoçadas a gosto. Pode-se usar pêssegos, mangas, morangos, blueberries, maracujá, kiwi... Deita-se a mistura sobre o creme e leva para gelar.



Calda de nutella: 1 colher de sopa cheia de nutella, 2 colheres de sopa de creme de leite e 2 colheres de sopa de leite. Leva ao microondas por 1 minuto. Mexe. Mais 1 minuto. Deixa amornar para empregar. Leva à geladeira.


Maçã em calda: Derrete 1 xíc. de açúcar, acrescenta 5 maçãs picadinhas para caramelar + canela em pau e suco de 1/2 limão. Deixe esfriar para utilizar. Essa receita é a da foto acima.


Banana da tortinha McDonald's: 3 bananas picadinhas, 1/2 xíc. de açúcar, 1 col. de sopa de farinha de trigo dissolvida em 1/2 xíc. de água, 2 col. de sopa de suco de limão, 1 colher de chá rasa de canela em pó. Junte todos os ingredientes numa panela pequena e cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar ligeiramente(aproximadamente 6 minutos). Deixe esfriar para colocar sobre o creme.


Obs.: O creme de tapioca rende aproximadamente 24 copinhos. Deliciosos...

 
Dica: não conte aos seus convidados quais são os ingredientes do creminho. Deixe-os provar primeiro. Muitas pessoas tendem a ser preconceituosas quando descobrem que uma receita leva ingredientes tão simples e baratinhos como a tapioca, porque ela é muito associada às festas juninas. Garanto que essa sobremesa fica excelente!
Beijos!

8 comentários:

  1. Que delícia, Simone!!!! Já sei o que vc vai trazer para o Chá entre blogueiras aqui em casa, rsrsrsrsrs!!! Bjs e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Simone,

    Impossível não ter vontade de provar essa deliciosa receita. Então, se você me permite, copiei a receita e passei para a minha mãe fazer. Tinha comentado com ela e o desejo de fazer foi imediato.
    Aproveito para te agradecer as palavras tão gentis e generosas lá no Criative-se. Pode ter certeza de que me fizeram um bem enorme. bjss.

    ResponderExcluir
  3. Oi, kátia. Levo, sim. Acho que você vai gostar. Beijocas. Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Verônica. É para experimentar mesmo! Acho que é uma receita prática e gostosa demais, seja para sobremesa ou para festinhas. Depois me conta...
    Quanto ao seu texto, eu gostei muito. Espero ter demonstrado bem isso no meu agradecimento. Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Simone, já anotei a receita. Adorei! Ah, incluí seu blog no meu blogroll.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Eu no seu blogroll, Cláudia? Que máximo! Obrigada, querida!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa! É tanta receita boa que fico querendo fazer todas...E por onde começar? Eis a questão, rss.

    bjs e parabéns, seu blog é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  8. Primeira vez por aqui e estou amando, parabens pelo blog.
    Depois passa lá no meu bloguito, ficarei feliz.
    Ale
    http:// alequejo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Adoro ler os seus comentários! Obrigada pelo carinho!
Respondo aos comentários geralmente por e-mail. Deixe seu contato, ok?